Brasil

Lula nomeia Gilberto Waller Júnior como novo presidente do INSS

Procurador federal assume o cargo após afastamento de Alessandro Stefanutto, investigado por fraudes em descontos de benefícios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele assume a vaga deixada por Alessandro Stefanutto, que pediu demissão após ser afastado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que investiga fraudes bilionárias em descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

Waller é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Começou a carreira no serviço público como procurador do INSS em 1998 e já ocupou cargos de destaque na instituição, como corregedor-geral (2001 a 2004) e subprocurador-geral (2007 a 2008). Atualmente, ele era corregedor da Procuradoria-Geral Federal, vinculada à Advocacia-Geral da União (AGU).

A nomeação ocorre em meio a uma das maiores crises recentes no INSS, com suspeitas de irregularidades que podem ter causado prejuízos bilionários aos cofres públicos.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado / Estadão

Botão Voltar ao topo