Brasil

Lula e Xi Jinping discutem ampliação de parceria estratégica entre Brasil e China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone na noite desta segunda-feira (11) sobre o fortalecimento da parceria estratégica bilateral entre os dois países. O diálogo incluiu planos para ampliar a cooperação em áreas como petróleo, gás, satélites, saúde e economia digital.

Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou cerca de uma hora e também abordou os recentes esforços pela paz no conflito entre Rússia e Ucrânia. Os líderes concordaram sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo.

Lula destacou a importância da participação chinesa para o sucesso da COP30, que será realizada em Belém (PA), em 2025. Xi Jinping confirmou que a China enviará uma delegação de alto nível e que trabalhará em conjunto com o Brasil para o êxito da conferência.

O presidente brasileiro também tem articulado diálogos sobre o tema com outros líderes do BRICS. Na semana passada, falou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e recebeu um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

De acordo com a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Lula e Xi reafirmaram a disposição em identificar novas oportunidades de negócios e aprofundar a cooperação, alinhando os programas nacionais de desenvolvimento de Brasil e China.

Botão Voltar ao topo