Lula e Tarcísio travam disputa nos bastidores por MP que pode gerar R$ 17 bilhões em arrecadação

Deputados federais relataram ter recebido, nos últimos dois dias, ligações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em meio a uma disputa política nos bastidores pela Medida Provisória (MP) 1.303, apresentada pelo governo como alternativa à derrota no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Se aprovada, a MP poderá ampliar a arrecadação do governo federal em cerca de R$ 17 bilhões em 2026, ano eleitoral. A equipe econômica justifica a medida como essencial para fechar as contas públicas e cumprir a meta de superávit fiscal. Já a oposição acusa o governo de tentar aumentar a arrecadação para financiar programas sociais que fortaleceriam a imagem de Lula às vésperas da eleição.
Na terça-feira (7), o governo venceu o primeiro teste da MP — a votação na comissão especial do Congresso — por uma margem apertada de 13 votos a 12.
Parlamentares relataram, sob reserva, que a ministra Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, entrou em contato com deputados para defender os argumentos do Palácio do Planalto. Um dos parlamentares citados foi Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), que, segundo fontes, teria conversado diretamente com Lula. O deputado, porém, nega o contato.
A Secretaria de Relações Institucionais (SRI), responsável pela articulação política do governo, ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Integrantes da oposição disseram ter mapeado 15 votos contrários à MP, mas afirmam que o governo conseguiu reverter apoios na reta final. Já líderes da base governista não confirmam as ligações, mas admitem que, diante da sensibilidade do tema, seria natural um esforço pessoal do presidente para garantir a aprovação.
O deputado Dagoberto Nogueira era suplente na comissão e só votaria porque o titular, Beto Pereira (PSDB-MS), estava fora de Brasília. Com a reviravolta de votos, a oposição pressionou e Beto acabou votando à distância, contra a MP.
📎 Fonte: Agência Estado / redação adaptada