Lula critica uso das redes sociais por Trump e diz que presidente dos EUA quer “governar o mundo” pelas plataformas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta terça-feira (20), a forma como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utiliza as redes sociais. Segundo o chefe do Executivo brasileiro, o republicano tenta conduzir decisões globais por meio das plataformas digitais, sem diálogo direto com as pessoas.
A declaração foi feita durante discurso na cerimônia de entrega de 1.276 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Ao abordar o tema, Lula questionou a ausência de contato humano na condução da política internacional.
“Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? Todo dia ele fala uma coisa e você acha que é possível tratar o povo com respeito se não olhar no rosto?”, afirmou.
O presidente também aproveitou o momento para criticar o uso excessivo das redes sociais e dos aparelhos celulares. Segundo Lula, o avanço tecnológico pode levar à desumanização das relações, fazendo com que as pessoas sejam tratadas como objetos, e não como seres humanos.
A manifestação ocorre em meio ao silêncio do governo brasileiro diante do convite feito por Donald Trump para que Lula integre um chamado “Conselho de Paz”, voltado à transição administrativa na Faixa de Gaza. O Brasil está entre cerca de 60 países convidados a participar da iniciativa internacional.

