Brasil

Lula critica ingerência dos EUA e defende que “o povo venezuelano é dono de seu destino”

Durante o congresso do PCdoB, nesta quinta-feira (16), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “o povo venezuelano é dono de seu destino” e criticou interferências estrangeiras na política da Venezuela.

“O que defendemos é que o venezuelano é dono de seu destino e não é nenhum presidente de outro país que tem que dar palpite de como vai ser a Venezuela ou Cuba”, declarou Lula.

A fala ocorre em meio à crescente tensão entre Estados Unidos e Venezuela, após declarações do presidente norte-americano Donald Trump, que admitiu ter autorizado a CIA a realizar operações em território venezuelano. Além disso, os EUA têm realizado ataques a embarcações próximas à costa do país, sob alegação de combate ao narcotráfico.

Em resposta, o presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou: “Não queremos uma guerra no Caribe ou na América do Sul”.

Os Estados Unidos chegaram a oferecer US$ 50 milhões pela prisão de Maduro, acusado de envolvimento com o tráfico internacional de drogas. O atual mandato do líder venezuelano não é reconhecido oficialmente pelo Brasil, devido a denúncias de fraude nas eleições.

Redação com CNN Brasil

Botão Voltar ao topo