Política

Lula Critica Efraim Filho e Cobra Ministros do União Brasil por Alianças com Bolsonaro

Durante uma reunião com ministros do União Brasil, realizada na última terça-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou forte insatisfação com o senador paraibano Efraim Filho (União Brasil). O petista criticou a aproximação de Efraim com o PL e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, além de declarações consideradas ofensivas à atual primeira-dama, Janja da Silva.

Efraim, ao comentar a operação da Polícia Federal que impôs tornozeleira eletrônica a Jair Bolsonaro, questionou: “E quando a primeira-dama Janja vai à rede social e manda o governo dos Estados Unidos se ferrar, não caberia também uma operação?”

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a declaração irritou Lula, que exigiu uma posição dos ministros Celso Sabino (Turismo), Fábio Fufuca (Comunicações) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), todos integrantes do União Brasil.

De acordo com O Globo, o encontro teve um tom de cobrança. Lula criticou ainda o presidente do partido, Antonio Rueda, por comentários recentes feitos durante o evento Expert XP, em São Paulo. Rueda responsabilizou Lula pelas sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos, após o petista defender a substituição do dólar como moeda padrão em transações internacionais, durante a Cúpula dos Brics.

Rueda também sugeriu que Lula deveria dialogar diretamente com Donald Trump para resolver a questão: “Ele devia pegar o telefone, ligar para Trump e dizer que quer dialogar, ao invés de estar tentando colher dividendo eleitoral. Essa postura é danosa para o país”, afirmou.

A crise expõe o mal-estar entre o governo e uma ala do União Brasil, que ocupa espaços no primeiro escalão, mas mantém alinhamentos ambíguos com a oposição.

Botão Voltar ao topo