Lula condecora 262 personalidades com a Ordem do Mérito Educativo; Janja e 15 ministros estão entre os agraciados
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/O/9/jU0R9zQMCIWc3jLosUhA/6p3a0611.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta sexta-feira, 262 personalidades com a Ordem do Mérito Educativo, destinada a reconhecer “excepcionais serviços prestados à educação” no Brasil. Entre os 28 agraciados com o grau de Grã-Cruz, o mais alto da honraria, estão a primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja), 15 ministros do governo, quatro ministros do STF, além dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Esta é a quarta honraria concedida a Janja durante o atual governo, após a Ordem do Rio Branco, a medalha de mérito Oswaldo Cruz e a Ordem do Mérito Cultural.
Durante o discurso, Lula afirmou, em tom crítico, que não leria seu texto por parecer “prestação de contas” e disse que seu governo investiu mais em educação “do que qualquer outro”. A fala foi aplaudida por educadores e convidados.
Entre os condecorados com Grã-Cruz também estão os escritores Ailton Krenak, Ana Maria Gonçalves e Fernando Moraes, além dos influenciadores e educadores Gil do Vigor e Felipe Neto.
Receberam a honraria ainda os ministros Alexandre Padilha, Anielle Franco, Ricardo Lewandowski, Esther Dweck, Fernando Haddad, Jorge Messias, José Múcio, Luciana Santos, Macaé Evaristo, Margareth Menezes, Marina Silva, Mauro Vieira, Rui Costa, Simone Tebet e Vinicius Marques de Carvalho, além dos ministros do STF Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, e o ministro do TCU Vital do Rêgo.
No grau de Grande Oficial, foram homenageados escritores como Conceição Evaristo, Raduan Nassar, Fabrício Carpinejar e Pedro Bandeira. O escritor Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado, recebeu a condecoração como Comendador.
Foto: Brenno Carvalho

