Política

Lula avalia deixar caducar projeto que amplia número de deputados federais

Presidente quer ouvir Hugo Motta e equipe jurídica antes de decidir sobre proposta que eleva total de cadeiras na Câmara de 513 para 531

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir ainda esta semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o projeto de lei que prevê o aumento do número de deputados federais de 513 para 531.

Embora inicialmente tenha sinalizado que sancionaria a proposta, Lula passou a reconsiderar diante da repercussão negativa nas redes sociais. A alternativa em análise é deixar a sanção caducar, permitindo que o Poder Legislativo promulgue a medida sem envolvimento direto do presidente — o que evita um eventual veto derrubado pelo Congresso.

Antes de anunciar sua decisão, Lula pretende conversar com Hugo Motta, principal articulador do projeto, e com a equipe jurídica do Planalto, em encontro previsto para o dia 14 de julho. O prazo final para decisão é 16 de julho.

A proposta aprovada no Congresso conta com emenda do Senado que proíbe aumento de custos ao poder público, mas especialistas alertam que a mudança pode gerar efeito cascata nos Legislativos estaduais e municipais, além de pressionar por aumento no teto de emendas parlamentares.

A ampliação das cadeiras na Câmara ocorre com base nos dados do último Censo Demográfico do IBGE, que atualiza a proporcionalidade da representação por estado.

Botão Voltar ao topo