Brasil

Lula anuncia saída de Celso Sabino do Turismo após rompimento com União Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a exoneração de Celso Sabino do Ministério do Turismo. O afastamento ocorreu após solicitação do União Brasil, partido ao qual o ministro era filiado, que também indicou Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano, para assumir a pasta.

Em dezembro, o União Brasil decidiu expulsar Celso Sabino depois que ele contrariou a orientação partidária de deixar o governo federal. Na ocasião, o então ministro chegou a apresentar uma carta de demissão, mas permaneceu no cargo até a realização da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP30, realizada em Belém, no Pará, estado de origem política de Sabino.

Apesar das informações sobre a indicação do novo nome, o União Brasil afirma, em conversas reservadas, que não solicitou oficialmente a exoneração nem indicou substituto. O partido também argumenta que Gustavo Feliciano não é filiado à legenda.

Após a decisão de expulsão, a Executiva Nacional do União Brasil formalizou o desligamento de Sabino. Na ocasião, o ministro classificou a medida como injusta e equivocada, afirmando que deixou o partido de cabeça erguida e sem qualquer mácula em sua trajetória pública. Segundo ele, sua permanência no governo se deu por compromisso com o país e com o setor do turismo.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Botão Voltar ao topo