João Pessoa requalifica 83ª Unidade de Saúde e amplia modernização da Atenção Básica

A Prefeitura de João Pessoa segue avançando no fortalecimento da Atenção Básica, com investimentos voltados à requalificação completa das unidades de saúde. A modernização da estrutura física, dos equipamentos e dos serviços tem garantido mais dignidade, conforto e eficiência no atendimento à população.
Nesta segunda-feira (24), o prefeito Cícero Lucena entregou a Unidade de Saúde da Família (USF) Tito Silva, em Miramar, totalmente renovada. Este é o 83º equipamento requalificado desde 2021, dentro do maior programa de melhorias já realizado na rede municipal.
A unidade agora conta com ambientes climatizados, infraestrutura modernizada, acessibilidade ampliada e serviços totalmente informatizados, oferecendo mais agilidade no cuidado às famílias. Ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra, Cícero Lucena anunciou que outra USF será entregue na próxima sexta-feira (28) e detalhou as melhorias em andamento na Atenção Básica.
“O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e um acolhimento mais digno para os usuários. Todas as instalações dispõem de ar-condicionado, banheiros adaptados e reestruturados, além de salas com revestimentos adequados, garantindo higiene, durabilidade e os equipamentos essenciais para cada serviço”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Leo Bezerra destacou que a gestão também trabalha para eliminar zonas descobertas da cidade, com a entrega de sete novas USFs — de um total de dez em obras iniciadas no ano passado. Ele também projetou para janeiro a entrega do Centro Especializado em Reabilitação, nos Bancários, e citou avanços na reestruturação da Maternidade Cândida Vargas, na implantação de serviços no Hospital Dia e na abertura do Centro de Especialidades Odontológicas na Policlínica de Jaguaribe.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o investimento anual em reformas e manutenção dos prédios públicos de saúde chega a R$ 17 milhões. “Não se trata de uma reforma superficial, mas de uma intervenção integral, com impermeabilização e climatização. Nenhuma gestão na história de João Pessoa adquiriu mais aparelhos de ar-condicionado — já ultrapassamos 4 mil unidades”, afirmou.
A gerente da unidade, Josi Neves, destacou que a requalificação garante melhores condições de trabalho e atendimento humanizado. “Não são apenas paredes novas; há cuidado e carinho em cada detalhe. A unidade já foi casa, escola, e agora é um equipamento completo de saúde. A comunidade Tito Silva está em festa”, celebrou.
A mudança também foi percebida pelas famílias atendidas. Rodileide dos Santos, mãe de Safira, de cinco meses, contou que realizou todo o pré-natal na USF Tito Silva e comemorou a nova estrutura. “O cuidado dos profissionais sempre existiu. Agora, com minha filha pequena, ter esse serviço em um espaço confortável faz toda diferença”, afirmou.

