Cidades

João Pessoa entra em alerta com chuvas intensas e mobiliza força-tarefa da Prefeitura

Volume de chuvas em 24h supera em 60% a média de agosto; Defesa Civil, Seinfra, Semob e demais órgãos atuam em regime de plantão

A cidade de João Pessoa enfrenta um período de chuvas intensas que exigiu uma mobilização emergencial de todas as frentes da Prefeitura. De acordo com a Defesa Civil Municipal, até as 17h desta sexta-feira (15), choveu 212,6 milímetros em apenas 24 horas — um volume 60% superior à média histórica de todo o mês de agosto, que é de 133,7 mm.

O prefeito Cícero Lucena afirmou que a gestão está em alerta máximo e com equipes nas ruas desde as primeiras horas do dia. “Estamos trabalhando para garantir segurança, agilidade na resposta e minimizar os danos. A recomendação é que a população evite sair de casa e mantenha atenção redobrada, especialmente no trânsito”, alertou.

Ações em andamento

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) atua na limpeza e desobstrução de galerias em bairros como Centro, Cristo, Mangabeira, Tambaú, Bessa, entre outros. A Emlur está com equipes de prontidão para remoção de entulhos e manutenção da cidade. Já a Sedurb e a Semam atuaram na remoção de árvores caídas em Miramar e Cabo Branco.

No trânsito, a Semob-JP interditou trechos da Avenida Cabo Branco, onde houve deslizamento, e da Epitácio Pessoa, após o desabamento de um muro. Outras vias afetadas foram monitoradas, como Sanhauá, Sérgio Guerra, Pedro II, além das ladeiras do Cuiá e Valentina Figueiredo.

Defesa Civil e assistência social

A Defesa Civil reforçou o plantão e orienta moradores de áreas ribeirinhas a acionarem o órgão diante de qualquer anormalidade. O atendimento é 24 horas e pode ser feito pelo WhatsApp (98831-6885), telefone 199 ou pelo app “João Pessoa na Palma da Mão”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está em regime de plantão, seguindo o protocolo de atendimento a famílias em situação de risco ou desabrigadas.

A Prefeitura também faz um apelo para que a população descarte corretamente o lixo, evitando entupimentos nas redes de drenagem e agravamento dos alagamentos. Órgãos como Emlur, Seinfra e Semob mantêm canais abertos para atendimento direto à população.

Botão Voltar ao topo