Paraíba

João Azevêdo empossa novos procuradores e auditores e reforça compromisso com gestão técnica na Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo, empossou, na tarde desta terça-feira (20), sete novos procuradores do Estado e nove auditores de Contas Públicas aprovados em concursos realizados em 2021, para a Procuradoria-Geral do Estado, e em 2023, para a Controladoria-Geral do Estado. Outros dois procuradores já nomeados deverão tomar posse nos próximos dias. O último concurso para a área jurídica do Estado havia ocorrido em 2007.

A solenidade aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, e foi marcada por emoção entre os novos servidores e seus familiares.

Durante o evento, João Azevêdo destacou a importância do concurso público como porta de entrada para o serviço público e reafirmou o compromisso do governo com uma administração cada vez mais técnica, eficiente e voltada ao interesse da população paraibana. Segundo o governador, a Procuradoria-Geral do Estado desempenha papel estratégico na defesa dos interesses do Estado e isso só é possível com servidores selecionados por mérito.

O chefe do Executivo informou que, somando concursos concluídos, em andamento e cadastros de reserva, o governo estadual abriu mais de 16 mil vagas desde o início da gestão, com cerca de 10 mil nomeações já realizadas. Ele ressaltou ainda que, embora o concurso tenha ofertado inicialmente 12 vagas para procurador, 29 candidatos já foram convocados.

João Azevêdo também lembrou a implantação do governo digital a partir de 2019, destacando que atualmente mais de 700 serviços estão disponíveis de forma eletrônica. Segundo ele, a ampliação desses serviços gera novas demandas e exige profissionais cada vez mais especializados para garantir eficiência e segurança jurídica.

O procurador-geral do Estado, Fábio Brito, afirmou que a realização do concurso reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento da advocacia pública e a consolidação das carreiras de Estado. Ele destacou que a PGE-PB vive um momento de amadurecimento institucional, contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços prestados à população.

Já o controlador-geral do Estado, Letácio Guedes, ressaltou que o concurso atende demandas surgidas nos últimos anos, especialmente na área de tecnologia e controle interno, em consonância com o avanço do Governo Digital. Ele lembrou que a recomposição do quadro funcional era necessária diante do longo intervalo desde o último certame.

Falando em nome dos empossados, o procurador Paulo Henrique Martins Machado Filho expressou a satisfação de assumir o cargo. Natural de Pernambuco e com raízes familiares na Paraíba, ele destacou a decisão de retornar ao Nordeste após atuar por quatro anos como procurador no Mato Grosso do Sul, motivado pelo reconhecimento da PGE-PB e pela gestão estadual. Segundo ele, o compromisso é atuar com técnica jurídica aliada à justiça social.

Foram empossados como procuradores do Estado Paulo Henrique Martins Machado Filho, Tarciso Barbosa Farias de Melo, Matheus Paiva de Queiroz, Ytalo Fernandes de Albuquerque, João Cavalcanti Tasso, Kleber de Gois Mota e Kamila Miranda Sena, que realizou o juramento em nome da turma.

Na Controladoria-Geral do Estado, tomaram posse como auditores de Contas Públicas André Luís dos Santos, Carlos Roberto da Silva Junior, George André Freire, Janyelson Victor Lacerda, Marina Marquim Nogueira da Fonte, Nagilla Natasha Tavares, Rodrigo Monte Soares, Vinicius Cavalcanti Santos e Yan Santos Rodrigues.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, do procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, da conselheira do TCE Alana Galdino, do procurador do Ministério Público Federal Bruno Galvão Paiva, além de representantes de entidades da advocacia pública estadual e nacional.

Botão Voltar ao topo