INSS recebe quase meio milhão de contestações em 1º dia de reembolso por descontos indevidos
Mais de 98% dos pedidos questionam cobranças não autorizadas em benefícios; golpe com perfil falso nas redes sociais preocupa autarquia

Brasília, 15 de maio de 2025 – No primeiro dia do novo sistema de contestação de descontos indevidos em benefícios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 473 mil solicitações de reembolso até as 16h desta quarta-feira (14). Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, 98,6% dos pedidos são de beneficiários que afirmam não reconhecer as cobranças.
A iniciativa foi lançada após o envio de notificações a 9,4 milhões de aposentados e pensionistas via aplicativo Meu INSS, na última terça-feira (13), informando sobre possíveis descontos vinculados a entidades associativas. A partir de agora, os usuários podem verificar e contestar os valores diretamente pelo app ou pela Central 135.
Apesar da expectativa de que os valores e os nomes das entidades responsáveis fossem divulgados neste início, o INSS informou que esses dados só serão apresentados após o trâmite da análise com as associações. A omissão contraria o que havia sido prometido na apresentação do plano de ação.
Waller também destacou que, caso as entidades envolvidas não realizem o ressarcimento no prazo de 15 dias úteis, o governo avaliará a necessidade de recorrer ao Tesouro Nacional para cobrir os prejuízos. Além disso, o INSS estuda ampliar o atendimento em agências da Caixa Econômica para dar suporte ao processo.
O presidente do INSS ainda alertou sobre tentativas de golpe. Um perfil falso no Instagram, intitulado “@assistencia_inss”, reproduz postagens oficiais para enganar usuários e capturar dados pessoais como CPF, número do benefício e documentos, que podem ser usados em fraudes e empréstimos indevidos.
Como contestar descontos no Meu INSS:
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Acesse o app Meu INSS
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Faça login com CPF e senha
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Vá em “Do que você precisa?” e digite: “Consultar descontos de entidades”
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Verifique os descontos e marque se foram autorizados
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Informe e-mail e telefone para contato
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Confirme os dados e envie a declaração
O INSS reforça que apenas os canais oficiais – o portal Meu INSS e o telefone 135 – devem ser utilizados pelos beneficiários para evitar golpes.