Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e outras 56 cidades da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (4) um alerta de perigo potencial de acumulado de chuvas para João Pessoa e outras 56 cidades paraibanas. A previsão aponta a possibilidade de precipitações de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, com velocidades entre 40 e 60 km/h. O alerta é válido até as 23h desta segunda.
Segundo o órgão, o volume de chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar aos 50 milímetros em um único dia. Apesar do aviso, o risco é considerado baixo para ocorrências como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros
Diante da possibilidade de transtornos, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertam a população para seguir as seguintes recomendações:
- Evite se abrigar debaixo de árvores;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as chuvas;
- Observe alterações em encostas;
- Se possível, desligue o quadro geral de energia;
- Evite sair de casa durante o mau tempo.
Em caso de emergência, os contatos são:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
Cidades sob alerta do Inmet
Confira a lista das 57 cidades paraibanas que estão sob alerta de chuvas intensas:
Alagoa Grande, Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Aroeiras, Baía da Traição, Bayeux, Belém, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Caldas Brandão, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, João Pessoa, Juarez Távora, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra da Raiz, Sertãozinho, Sobrado, Tacima e Umbuzeiro.