Hugo Motta diz que Câmara já adota providências sobre caso Zambelli, mas lembra que não decide sobre prisão

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (29) que soube da prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP) pela imprensa e que as providências cabíveis dentro da Casa já estão sendo tomadas.
Segundo Motta, ele buscou informações diretamente com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que forneceu dados preliminares sobre o caso. O parlamentar ressaltou, no entanto, que não cabe à Câmara deliberar sobre prisões, mas sim sobre uma possível perda de mandato parlamentar.
“Tomei conhecimento da prisão da deputada Carla Zambelli pela imprensa. Consultei o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que nos repassou informações preliminares. Aguardamos as manifestações oficiais do Ministério da Justiça e do governo italiano. Importante lembrar que as providências que cabem à Câmara já estão sendo adotadas, por meio da Representação que tramita na CCJC, em obediência ao Regimento e à Constituição. Não cabe à Casa deliberar sobre a prisão – apenas sobre a perda de mandato”, declarou.
Zambelli foi presa nesta terça-feira em um hotel em Roma, na Itália, por descumprimento de medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ela era investigada por perseguição e porte ilegal de arma.