Fux adia readequação das bancadas e Paraíba manterá 12 deputados federais em 2026
Redistribuição baseada no Censo de 2022 só valerá a partir de 2030; estado poderia perder duas cadeiras e meio bilhão em emendas

A Paraíba manterá seus 12 deputados federais nas eleições de 2026. A decisão foi tomada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (29), ao acatar um pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A medida ainda será analisada pelos demais ministros da Corte em sessão extraordinária do plenário virtual.
Fux determinou que a readequação das bancadas federais com base nos dados do Censo Demográfico de 2022 só entre em vigor a partir das eleições de 2030. Com isso, fica suspensa, por ora, a redistribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados, que previa alterações já para o próximo pleito.
O projeto de redistribuição previa o aumento de 513 para 531 deputados federais, mas a nova composição resultaria na perda de cadeiras para sete estados, incluindo a Paraíba. O estado poderia passar de 12 para 10 deputados, o que, além da perda de representatividade política, significaria uma redução de até R$ 500 milhões em emendas parlamentares.
A decisão de Fux garante estabilidade política para o cenário de 2026, mas reacende o debate sobre a representatividade proporcional entre os estados, tema que promete voltar com força nas discussões para 2030.
(foto: divulgação/STF)

