EUA revogam visto de médico brasileiro que celebrou assassinato de Charlie Kirk

O governo dos Estados Unidos revogou o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa, após ele comemorar publicamente o assassinato do ativista conservador americano Charlie Kirk. A decisão foi anunciada pelo vice-secretário de Estado, Christopher Landau, que classificou a conduta do médico como “assustadora” e afirmou que a medida é definitiva.
Em publicação no X (antigo Twitter), Landau destacou: “Este é um neurocirurgião do Brasil. Ele elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘pontaria impecável’ e especifica ‘coluna cervical’. Este é um profissional que fez o Juramento de Hipócrates?”
Landau disse ter ordenado pessoalmente ao setor consular a revogação do visto e a inclusão de um alerta para impedir futuras concessões. Ele também questionou se autoridades brasileiras manteriam vínculo com um profissional que deseja publicamente a morte de pessoas com opiniões políticas diferentes.
O comentário de Barbosa — “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical” — gerou forte repercussão. Após críticas, ele apagou seu perfil no Instagram. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) abriu investigação para apurar a conduta do médico, após denúncia do vereador Thiago Medina (PL).
Charlie Kirk, de 31 anos, morreu após ser baleado, e o FBI prendeu Tyler Robinson, de 22 anos, suspeito pelo crime.