Notícias

EUA realizam novo ataque a barco na costa da Venezuela; seis morrem em ação anunciada por Trump

O exército dos Estados Unidos realizou mais um ataque a um barco suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na costa da Venezuela, resultando na morte de seis pessoas, anunciou o ex-presidente Donald Trump nesta terça-feira (14).

Trump afirmou que a embarcação era “afiliada a uma Organização Terrorista Designada”, mas não apresentou provas nem citou o nome da organização. Segundo ele, o ataque ocorreu em águas internacionais e não deixou vítimas entre as forças americanas.

“A inteligência confirmou que a embarcação estava traficando entorpecentes, associada a redes ilícitas de narcoterrorismo (…). Nenhuma força dos EUA foi ferida”, escreveu Trump na rede Truth Social.

Este é pelo menos o quinto ataque do tipo anunciado pelos EUA. O Pentágono já havia confirmado uma operação semelhante no início de outubro.

A ação deve aumentar as tensões entre os EUA e o governo venezuelano de Nicolás Maduro, que estaria se preparando para decretar estado de emergência em caso de uma ofensiva americana.

O episódio também reacende questionamentos sobre a legalidade dos ataques, já que o Pentágono afirma que os EUA estão em um “conflito armado contra cartéis de drogas” designados como organizações terroristas, classificando os contrabandistas como “combatentes ilegais”.

Entretanto, até mesmo setores conservadores têm demonstrado preocupação com os limites dessas ações. Segundo a CNN, um dos barcos atacados teria mudado de rota antes de ser atingido, o que indicaria ausência de ameaça iminente às forças norte-americanas.

Botão Voltar ao topo