Notícias

EUA realizam ataque no Caribe e matam três pessoas em operação contra tráfico de drogas

Secretário de Defesa Pete Hegseth afirma que ação foi ordenada pelo presidente Trump; governo declara “conflito armado” contra cartéis

O Exército dos Estados Unidos realizou um ataque nesta quinta-feira (7), no Caribe, que resultou na morte de três pessoas, segundo o secretário de Defesa Pete Hegseth. A operação atingiu uma embarcação em águas internacionais, suspeita de traficar narcóticos.

Em publicação no Facebook, Hegseth declarou: “Hoje, sob ordens do Presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada. A embarcação traficava narcóticos no Caribe e foi atingida em águas internacionais”. Segundo ele, nenhum militar americano sofreu ferimentos durante a ação.

O ataque faz parte de uma campanha em curso contra cartéis de drogas, iniciada em 2 de setembro, com 17 ataques que destruíram 18 embarcações e resultaram na morte de 70 pessoas. Três sobreviventes foram registrados: dois foram detidos pela Marinha dos EUA antes de serem devolvidos aos seus países de origem, e o terceiro foi considerado morto após buscas da Marinha Mexicana.

O governo Trump informou ao Congresso que considera estar em um “conflito armado” contra os cartéis de drogas e classifica os mortos como “combatentes ilegais”. A administração também alegou ter autoridade para realizar ataques letais sem revisão judicial, baseada em uma conclusão confidencial do Departamento de Justiça.

Críticos, incluindo membros do Congresso e grupos de direitos humanos, questionam essa abordagem, argumentando que os supostos traficantes deveriam ser processados, como ocorria em políticas de interdição anteriores. Até o momento, nenhuma prova pública foi apresentada para comprovar a presença de narcóticos nas embarcações ou sua ligação com cartéis.

 Imagem: Pete Hegseth/X

Botão Voltar ao topo