EUA enviam mais dois navios ao Caribe em ofensiva contra o tráfico de drogas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu reforçar a presença militar no Caribe e enviará mais dois navios de guerra para a região na próxima semana, informou uma fonte americana nesta terça-feira (26). A medida ocorre em meio à pressão de Washington sobre o governo da Venezuela.
Segundo a agência AFP, os reforços incluem o cruzador lança-mísseis USS Erie e o submarino de ataque rápido de propulsão nuclear USS Newport News. O envio acontece apenas uma semana após a mobilização de três navios de guerra para perto da costa venezuelana, dentro da estratégia americana de combate ao que Trump chama de “grupos narcoterroristas”.
Paralelamente, o governo americano elevou para US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões) a recompensa por informações que levem à prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusado pela Justiça dos EUA de vínculos com o narcotráfico.
Em resposta, Maduro anunciou a mobilização de 4,5 milhões de integrantes da milícia civil, subordinada às Forças Armadas, para enfrentar o que classificou como “ameaças de Washington”.