EUA apreendem petroleiro com petróleo venezuelano na costa da Venezuela, diz governo Trump

Autoridades dos Estados Unidos apreenderam, neste sábado (20), um navio petroleiro na costa da Venezuela, em mais um episódio de aumento da pressão do governo norte-americano sobre Caracas. A informação foi confirmada pela secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, por meio de uma publicação na rede social X.
Segundo Noem, a ação faz parte do esforço do governo americano para combater o que classificou como movimentação ilícita de petróleo utilizada para financiar o narcoterrorismo na região. “Os Estados Unidos continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado que é usado para financiar o narcoterrorismo”, escreveu.
Este é o segundo caso conhecido de interdição de navio próximo à Venezuela neste mês de dezembro e o primeiro após o presidente Donald Trump anunciar um “bloqueio” contra petroleiros sancionados que entram e saem do país. No dia 10 de dezembro, os Estados Unidos já haviam apreendido o petroleiro Skipper, alvo de sanções por ligações com o Irã.
De acordo com uma fonte do governo americano, o navio apreendido neste sábado não estava sob sanções dos Estados Unidos. A embarcação, de bandeira panamenha, transportava petróleo venezuelano e tinha a Ásia como destino final. Ainda segundo a fonte, a interdição não foi contestada pela tripulação.

