Política

Escritório de esposa de Moraes já atuou para o Banco Master, alvo de operação da PF

O Banco Master, alvo da operação Compliance Zero da Polícia Federal — que levou à prisão de seu proprietário, Daniel Vorcaro — já foi representado juridicamente pelo escritório Barci de Moraes, onde atuam a advogada Viviane Barci, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes, e dois filhos do magistrado.

A informação foi divulgada em abril pela colunista Malu Gaspar, do O Globo, com base em fontes ligadas ao banco. Não há, porém, detalhes públicos sobre quais processos foram atendidos nem sobre valores de honorários. Uma consulta ao sistema do STF identificou 31 processos públicos com participação de Viviane Barci, mas nenhum relacionado diretamente ao Banco Master.

Também não há dados recentes sobre a continuidade da relação entre o escritório e o banco, especialmente após Viviane Barci ser alvo de sanções dos Estados Unidos, via Lei Global Magnitsky, o que afetou a atuação da banca e levou à criação de um novo escritório, agora formado por Viviane e sua filha Giuliana.

Operação da PF

A Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro e seu sócio, Augusto Lima, na segunda-feira (17), durante operação que investiga suspeitas de crimes financeiros relacionados à venda do Banco Master para o Banco de Brasília (BRB). A ação cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão envolvendo diretores da instituição.

A investigação aponta que o Banco Master teria emitido títulos de crédito falsos, vendidos ao BRB e posteriormente substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada após fiscalização do Banco Central. A PF apura crimes como gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.

Em setembro, o Banco Central já havia barrado a compra de parte do Master pelo BRB, alegando risco de contaminação por ativos considerados “podres”.

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Fonte: https://pleno.news/brasil/politica-nacional/banco-master-ja-foi-cliente-do-escritorio-da-esposa-de-moraes.html?amp=1

Botão Voltar ao topo