ENEM 2025 tem três questões anuladas após identificação de semelhanças com conteúdos que circulavam na inter
Inep aciona a Polícia Federal e afirma que rigorosos protocolos de segurança foram cumpridos; instituto garante que não houve divulgação integral de itens da prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta terça-feira (18) a anulação de três questões do Enem 2025. A decisão foi tomada após a equipe técnica identificar semelhanças entre itens da prova oficial e conteúdos que circulavam na internet, incluindo trechos exibidos em uma transmissão ao vivo dias antes do segundo dia de aplicação do exame.
Segundo o Inep, apesar das “similaridades pontuais” identificadas, nenhuma das questões foi apresentada integralmente na transmissão. Ainda assim, por precaução e para garantir a lisura do exame, as três questões foram anuladas.
O caso gerou repercussão nas redes sociais no domingo (16), quando o vídeo começou a circular com força. Diante disso, o Inep acionou a Polícia Federal para investigar possível quebra de sigilo, má-fé ou divulgação indevida de itens protegidos por confidencialidade. Como o Enem é uma avaliação federal, cabe à PF investigar eventuais crimes relacionados às provas.
O instituto também explicou o funcionamento da TRI (Teoria da Resposta ao Item), metodologia que exige o pré-teste de questões com grupos de estudantes antes de integrarem o Enem. Justamente por passarem por essas etapas, itens pré-testados podem aparecer previamente em ambientes acadêmicos e simulados , o que torna necessário avaliar caso a caso o risco de vazamento.
O Inep reafirmou que todos os protocolos de segurança foram rigorosamente cumpridos e garantiu a validade e isonomia da edição 2025 do exame, aplicada nos dias 9 e 16 de novembro a mais de 4 milhões de candidatos.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

