Doação de órgãos na Paraíba beneficia cinco pessoas e reforça importância da solidariedade
Segunda doação em menos de uma semana eleva para 62 o número de pacientes beneficiados por transplantes em 2025

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, nesta segunda-feira (16), a 16ª doação de múltiplos órgãos de 2025. O gesto solidário partiu da família de um homem de 47 anos, vítima de encefalopatia hipóxico-isquêmica, que teve morte encefálica confirmada. O procedimento foi realizado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, após o paciente ter sido transferido do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa para exames específicos.
Foram doados fígado, rins e córneas, o que permitiu que cinco pessoas fossem retiradas da fila de espera por um transplante. A logística foi coordenada pela Central Estadual de Transplantes, que celebrou mais um ato de generosidade no estado.
“O que nos move é o desejo de ajudar quem está sofrendo. É gratificante saber que a vida de outras pessoas pode continuar graças à decisão da nossa família”, declarou o cunhado do doador, que também fez um apelo para que outras famílias conversem sobre o tema e estejam abertas à doação.
Segundo Rafaela Dias, diretora da Central, essa é a segunda doação registrada em menos de uma semana. “Na última quinta-feira, tivemos uma doação em Campina Grande. Agora, mais cinco vidas foram impactadas positivamente. Cada ‘sim’ é uma chance de recomeço”, destacou.
Com essa nova captação, a Paraíba já beneficiou 62 pacientes com transplantes de órgãos e tecidos somente em 2025.
Como ser doador
Para doar órgãos e tecidos, basta comunicar à família o desejo. No Brasil, a autorização para doação depende exclusivamente da decisão dos familiares de primeiro grau. Não é necessário nenhum registro em documento oficial.