Desaprovação ao Governo Lula atinge 54%, aponta pesquisa Pulso Brasil/Ipespe
Viagens internacionais, escândalos no INSS e vaias em evento com prefeitos contribuem para queda na popularidade

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ipespe, divulgada pela CNN, mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta alta desaprovação: 54% dos brasileiros avaliam negativamente a gestão, enquanto 40% aprovam e 6% não souberam opinar. A percepção pública tem sido impactada por episódios como o roubo a aposentados do INSS, o desgaste causado pelas recentes viagens de Lula à Rússia, Vietnã e China, e vaias recebidas durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
A pesquisa também investigou como os brasileiros avaliam as reportagens recentes sobre o governo: 45% consideraram as notícias desfavoráveis, 28% neutras e 19% favoráveis. O escândalo no INSS foi o assunto mais lembrado espontaneamente por 30% dos entrevistados, seguido da viagem à China (11%) e declarações da primeira-dama Janja (3%).
Sobre o futuro do governo, 44% acreditam que a situação vai piorar, 39% esperam melhora e 16% acham que continuará como está. O levantamento ouviu 2.500 pessoas em todo o país entre 14 e 19 de maio, com margem de erro de dois pontos percentuais.