“Desacelere!” STTP realiza campanha educativa nos distritos de Campina Grande
Com campanha de mídia e ação direta dos Agentes de Trânsito, nos distritos de Galante e São José da Mata, a autarquia busca orientar as pessoas sobre seus direitos e deveres no trânsito.

Com o objetivo de diminuir o número de sinistros (acidentes), orientar a população sobre seus direitos e deveres no trânsito e garantir a segurança viária nos distritos de Campina Grande, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), levará para essas localidades, a campanha educativa “Desacelere! Seu bem maior é a vida”.
A campanha será iniciada em Galante, na próxima quinta-feira (20), a partir das 8h30, e em São José da Mata, na sexta-feira (21), a partir das 14h30, através de ações educativas dos Agentes e Educadores de Trânsito, com base no que é estabelecido no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
O trabalho, que acontece desde dezembro de 2024 nas vias de Campina Grande, é realizado com abordagens diretas a condutores e pedestres e complementado com ampla publicidade por meio de mídias impressas (panfletos e adesivos).
As mensagens dispostas nestes materiais e utilizadas nas abordagens dos agentes são direcionadas aos motociclistas, que estão envolvidos em cerca de 80% dos sinistros, reforçando que atitudes simples, como colocar e afivelar o capacete, são necessárias para protegê-los.
Outro ponto trabalhado é a necessidade de se respeitar os limites de velocidade, uma vez que o desrespeito a esses limites é a principal causa de sinistros graves no Brasil. Por fim, a problemática relacionada ao ato de conduzir veículos tendo ingerido bebidas alcoólicas também é enfatizada.
“Temos realizado com sucesso campanhas educativas e intensificado a fiscalização nas ruas de Campina Grande. É preciso que as populações dos distritos também sejam conscientizadas sobre seus direitos e deveres no sistema viário. Infelizmente, cerca de 90% dos sinistros têm como principal causa o fator humano, como atesta o nosso Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT). Então, estamos reforçando nosso contato direto com a população para que as pessoas compreendam seu papel na segurança viária”, explicou o superintendente da STTP, Vitor Ribeiro.
Codecom