Conta de luz vai subir: Aneel aciona bandeira vermelha a partir de sexta-feira

A conta de energia elétrica vai ficar mais cara a partir desta sexta-feira (1º de agosto). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou o acionamento da bandeira tarifária vermelha – patamar 2, o que representa um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pelo baixo volume de chuvas no país, o que afeta diretamente a produção de energia nas hidrelétricas. Para suprir a demanda, o sistema precisa acionar usinas termelétricas, que têm um custo de operação mais alto.
“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, explicou a Aneel em nota.
Essa é a segunda vez consecutiva que a bandeira vermelha é acionada. Junho e julho também tiveram tarifas com custo extra para os consumidores.
A recomendação da agência é que os consumidores busquem economizar energia no dia a dia, desligando aparelhos que não estejam em uso e evitando desperdícios.