Campina Grande

Começa desmontagem da estrutura do Maior São João do Mundo 2025

Com mais de 3 milhões de visitantes em 38 dias de festa, trabalho agora é desmobilizar o Parque do Povo. Cerca de 250 pessoas participam da desmontagem.

Logo após o fim da edição 2025 do Maior São João do Mundo, a Arte Produções, empresa responsável pela realização do evento, iniciou ainda na madrugada desta segunda-feira (7) os trabalhos de desmontagem da estrutura no Parque do Povo, em Campina Grande.

A primeira etapa — a retirada de equipamentos usados por comerciantes em restaurantes, quiosques e barracas — deve ser concluída até a próxima quarta-feira (9). Em seguida, será realizada a desmontagem da estrutura geral e da cenografia, com a chegada das carretas da empresa ao Quartel General do Forró.

No início da manhã, o som das sanfonas foi substituído pelo barulho de ferramentas e máquinas. O espaço que recebeu mais de três milhões de forrozeiros ao longo de 38 dias agora é ocupado por trabalhadores, em uma força-tarefa com cerca de 250 profissionais, entre montadores, operadores, freteiros e técnicos.

💬 Economia, tradição e oportunidade

Para a produtora executiva da Arte Produções, Monique Fernandes, a desmontagem é um encerramento técnico de um ciclo que movimenta toda a cidade.

“A gente tá circulando pelos comerciantes desde a madrugada, eles estão bem felizes, bem satisfeitos. O São João impacta a tradição e gera economia. Ele dá oportunidade, movimenta todos os setores”, destacou.

Ventura Barbosa, proprietário da tradicional Bodega do Ventura, que atua no Parque do Povo há 31 anos, comentou a fluidez do processo de desmontagem:

“Está sendo bem fácil, não teve burocracia. Já temos experiência e seguimos o que foi combinado desde o cadastro”, afirmou.

🚛 Fretes, trabalho e renda

Para quem trabalha com fretes, a desmontagem representa uma etapa importante de renda. Joseilton Deocleciano, há pouco mais de um ano no ramo, já garantiu a clientela dentro da festa:

“O São João é renda do começo ao fim. Fiz a montagem, agora tô na desmontagem. Já tô agendado até 17h de hoje, se Deus quiser!”, comemorou.

Adelmo Inácio, também freteiro, trabalhou com paletes de madeira no início da manhã e manteve o bom humor:

“Trabalho não mata ninguém. Fazer exercício é bom!”, brincou após duas viagens com o caminhão lotado.

Até quem atua em barracas menores reconhece a organização. Gianine Souza, presente há três anos na festa, destacou o cuidado com segurança e o uso de EPI:

“Tem organização e seguimos as orientações como na montagem. A expectativa é concluir dentro do prazo.”

🧱 Do forró ao próximo ciclo

Mesmo após o encerramento da festa, a movimentação no Parque do Povo permanece intensa — agora com foco na limpeza, desmontagem e liberação gradual do espaço urbano. O São João 2025 deixa um rastro de memórias, cultura, oportunidades e expectativa para o próximo ano.

Botão Voltar ao topo