Brasil

CGU abre 40 processos contra associações e empresas por fraudes no INSS

A Controladoria-Geral da União (CGU) instaurou nesta terça-feira (2) 40 Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) contra 38 associações e 3 empresas, investigadas por fraudes em descontos associativos sobre benefícios do INSS pagos a aposentados e pensionistas.

As investigações apontam que algumas associações usaram plataformas eletrônicas para simular filiações legais, burlando exigências do INSS, como a biometria digital. Também foram detectadas tentativas de desconto de pessoas já falecidas e recusa em fornecer documentos a auditorias.

Entre os indícios de irregularidades estão áudios gravados sem consentimento dos segurados, contendo ofertas fictícias de serviços vinculados aos benefícios e informações falsas sobre descontos.

As empresas Soluções Power BI Software, Dataqualify e Confia – Tecnologia da Informação são responsabilizadas por auxiliar nas fraudes.

A Advocacia-Geral da União (AGU) será comunicada para avaliar possíveis medidas judiciais, incluindo o bloqueio de bens das entidades envolvidas. As investigações seguem em andamento, e novos processos podem ser instaurados à medida que as análises avançarem.

Botão Voltar ao topo