Cavalgada Junina celebra 10 anos e leva tradição às ruas de Campina Grande

Em uma manhã típica de São João, com frio e chuva leve, o calor da tradição nordestina invadiu as ruas centrais de Campina Grande neste sábado (28), durante a 10ª edição da Cavalgada Junina, evento que já se tornou parte do calendário do Maior São João do Mundo.
Com concentração na Estação Velha, cerca de 100 cavaleiros e amazonas participaram do cortejo, que percorreu ruas históricas da cidade, relembrando os primeiros capítulos da formação de Campina Grande — que nasceu com os tropeiros e suas montarias.
O evento foi organizado pelo Clube do Cavalo Machador e o Núcleo do Cavalo Manga-larga da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Cultura, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além da STTP. A comitiva contou com a presença de autoridades como o chefe de Gabinete, Fábio Ramalho, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Nogueira, um dos idealizadores da cavalgada.
“Comemorando 10 anos dessa cavalgada que é uma homenagem a quem iniciou a história de Campina Grande. Tudo começou no lombo dos animais, com os tropeiros. Hoje somos referência nacional, e essa tradição segue viva”, destacou Nogueira.
Após a oração de abertura, o percurso seguiu pela avenida Canal, Quebra-quilos, Vila Nova da Rainha, João Pessoa, João Suassuna, Praça da Bandeira, Floriano Peixoto e Severino Cruz, encerrando com uma recepção animada na Madeireira Colombo, às margens do Açude Velho. Por lá, o público foi recebido com forró pé de serra, comidas e bebidas típicas.
“Pra gente é uma satisfação muito grande receber todo mundo, ainda mais nessa data especial. Dez anos de tradição, celebrando o São João como manda a cultura nordestina”, afirmou o empresário e membro do Clube do Manga-larga, Alexandre Travassos.
A Cavalgada Junina reafirma seu papel como um dos eventos mais autênticos das festas juninas de Campina Grande, unindo história, cultura, fé e celebração.