Brasil

Casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas sobem para 58 no Brasil

Ministério da Saúde confirma 15 mortes e mantém 50 casos em investigação

O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (24), o balanço sobre os casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 58 casos foram confirmados e 50 ainda estão em investigação. Outras 635 notificações foram descartadas.

O número de mortes confirmadas chegou a 15, sendo nove em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco. Há ainda nove óbitos em apuração — quatro em Pernambuco, dois no Paraná, um em Minas Gerais, um em Mato Grosso do Sul e um em São Paulo.

O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 44 casos confirmados e 14 em investigação. Também há ocorrências confirmadas no Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1).

O metanol, substância altamente tóxica, pode causar cegueira, insuficiência renal e até a morte quando ingerido. O Ministério da Saúde reforça o alerta para que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa e denuncie suspeitas de adulteração aos órgãos competentes.

Foto: UFPR/DIVULGAÇÃO

Botão Voltar ao topo