Campinense e Treze ficam sem calendário nacional em 2026 e revivem jejum que não ocorria desde 2007
Eliminados da Série D, clubes de Campina Grande disputarão apenas o Campeonato Paraibano no próximo ano

Pela primeira vez desde 2007, Campinense e Treze — os maiores clubes de Campina Grande e símbolos do futebol paraibano — estarão fora das competições nacionais em 2026. A eliminação precoce do Treze e do Sousa na Série D do Campeonato Brasileiro sacramentou a ausência do futebol da cidade no calendário da CBF, restando aos torcedores apenas o Campeonato Paraibano para acompanhar no próximo ano.
O Campinense, que não disputa uma divisão nacional desde a Série D de 2023, falhou em garantir vaga em 2024 ao ter um desempenho aquém no primeiro semestre. Com isso, mais uma vez, a Raposa ficará restrita ao cenário estadual.
Já o Treze, que apostava todas as fichas na Série D para coroar seu centenário com uma boa campanha nacional, viu o sonho desmoronar após a derrota por 2 a 1 para o América-RN. A partida contra o Santa Cruz, na última rodada da fase de grupos, será apenas para cumprir tabela.
Relembrando 2007
A última vez que os dois clubes ficaram simultaneamente sem calendário nacional foi em 2007. Naquele ano, o domínio do futebol paraibano foi do Sertão: Sousa, Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras decidiram os dois turnos e a grande final do estadual, com o Naça levando o título.
Curiosamente, em 2007 nem mesmo o Botafogo-PB, o terceiro grande do estado, disputou o Campeonato Brasileiro. Apenas o Campinense chegou às semifinais do Paraibano naquele ano, ao lado de Esporte de Patos, Nacional de Patos e Sousa. Treze e Botafogo-PB ficaram de fora do mata-mata.
Renascer após a crise
Apesar do cenário preocupante, o futebol de Campina Grande já mostrou capacidade de recuperação. O Campinense chegou à Série B em 2008 — sendo até hoje o último clube paraibano a alcançar essa divisão — e conquistou a Copa do Nordeste em 2013. Entre 2007 e 2023, o clube também ergueu sete títulos estaduais e foi vice-campeão da Série D em 2021, garantindo o acesso à Série C.
O Treze também teve seus momentos de glória no período, com quatro títulos paraibanos e acessos à Série C em 2011 e 2018.
Desafios para 2026
Agora, sem competições nacionais no radar, os clubes precisam passar por uma profunda reorganização interna para retomar o protagonismo regional e voltar a figurar entre os destaques do interior do Brasil. O segundo semestre será decisivo para definir os rumos do futebol campinense nos próximos anos.