Campina Grande inaugura o primeiro Jardim Sensorial da ParaĆba no Parque Evaldo Cruz

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de ServiƧos Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), inaugurou nesta sexta-feira (20) o primeiro Jardim Sensorial da ParaĆba, localizado no Parque Evaldo Cruz (AƧude Novo). O espaƧo inĆ©dito oferece uma experiĆŖncia de conexĆ£o com a natureza, estimulando os cinco sentidos ā visĆ£o, audição, tato, olfato e paladar ā em um ambiente de contemplação, aprendizado e bem-estar.
O projeto foi desenvolvido como compensação ambiental firmada com a empresa SRG Empreendimentos ImobiliĆ”rios, com execução do Setor de Arborização e Paisagismo da Sesuma e projeto arquitetĆ“nico assinado por Beatriz Souza, da Seplan. Inspirado nos princĆpios da biofilia, o jardim Ć© composto por sete cĆrculos interligados, com pisos variados ā tĆ”til, alvenaria, grama, pedras naturais e materiais ecológicos ā e iluminação para experiĆŖncias noturnas.
Mais de 700 plantas, de 40 espĆ©cies diferentes, compƵem o espaƧo, cuidadosamente selecionadas por suas caracterĆsticas sensoriais e capacidade de adaptação ao clima local.
A engenheira agrÓnoma Calina Araújo destacou que o projeto combina beleza, sustentabilidade e acessibilidade:
āO Jardim Sensorial foi pensado para promover experiĆŖncias sensoriais e um paisagismo inspirado em materiais ecológicos e regionais. Ć um espaƧo vivo, em constante transformação.ā
Para o secretÔrio da Sesuma, Dorgival Vilar, o novo espaço reafirma o compromisso da gestão com o meio ambiente e a inclusão:
āCampina Grande segue na vanguarda do meio ambiente mais uma vez com este jardim sensorial, que tambĆ©m serĆ” um instrumento de educação ambiental.ā
A primeira-dama Juliana Cunha Lima, que participou da inauguração, ressaltou a importância do novo espaço para a pauta da inclusão na cidade.
O Jardim Sensorial integra agora o Núcleo de Educação Ambiental e Gestão do Verde e funcionarÔ mediante agendamento prévio. As visitas serão guiadas por técnicos da Sesuma e voltadas para escolas, instituições, entidades sociais e a população em geral.
Com essa iniciativa, Campina Grande reforça seu compromisso com sustentabilidade, educação ambiental e a valorização dos espaços públicos.