Campina Grande

Campina Grande celebra 161 anos de emancipação com quatro dias de festa cultural e shows no Parque do Povo

Campina Grande celebra, no próximo sábado (11), 161 anos de elevação à categoria de cidade, com uma programação especial que começa nesta quinta-feira (9) e segue até domingo (12). A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com outras pastas, e promete uma ampla agenda artística e cultural no Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) e no Parque do Povo.

A proposta é oferecer uma programação diversificada e gratuita, voltada para todas as idades, com shows musicais, espetáculos cênicos, feiras de artesanato, mostra de cinema e atividades recreativas.

Entre os destaques, estão apresentações de Gitana Pimentel, Eloísa Olinto, Edra Veras, Verônica Ryos, Alex Brasil, Clarissa e Micaella, Varal de Cabaré, além de outros nomes de destaque da cena campinense.

O ponto alto da programação será o show do grupo Quinteto Violado, que apresenta a turnê nacional “Sertão”, com clássicos como “Assum Preto”, “Disparada”, “Morte do Vaqueiro” e “Asa Branca”, em um espetáculo que une música e memória.

O evento conta com apoio da FAR Cultural e patrocínio do Instituto Vale Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura.

O domingo (12), quando também se comemora o Dia das Crianças, será dedicado ao público infantil, com atrações recreativas e apresentações artísticas. A programação contará ainda com ações da Sesuma em parceria com o Sicredi, garantindo um ambiente familiar e de lazer.

Outro destaque será mais uma edição do PP Food Festival, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), reunindo mais de 30 estabelecimentos locais, além de uma exposição de carros antigos.

“Vai ser uma programação marcante para os 161 anos de Campina Grande. O PP Food Festival é uma oportunidade para empreendedores locais mostrarem seus produtos num espaço familiar, com boa música, boa comida e um ambiente acolhedor”, destacou Tâmela Fama, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Para o secretário de Cultura, André Gomes, as comemorações representam “um gesto de amor à história e à força criativa que move a Rainha da Borborema”.

“A cultura gera trabalho, inspira talentos e impulsiona a economia criativa que faz Campina pulsar. É um convite para celebrar nossa identidade, nossa memória e o futuro que nasce da arte e do nosso povo”, afirmou.

A gestão do prefeito Bruno Cunha Lima reforça, com o evento, seu compromisso de valorizar a cultura campinense e proporcionar momentos de integração, arte e alegria à população.

📅 

Programação completa

Quinta-feira | 09/10

19h – Cine Cultural: Mostra de Cinema Campinense (com apoio da Tronxo Filmes e Muído Festival)

  • Crônica de Campina Grande (Machado Bittencourt, 1975)
  • Um dia na vida do cantador (Machado Bittencourt, 1978)
  • Hoje Tem Espetáculo? (Leandro Alves, 2010)
  • A Alma das Ruas (Jaime Guimarães, 2013)
  • Habeas Pinho (Gal Cunha Lima, 2025)

Sexta-feira | 10/10

16h – PP Food Festival

17h – Feira de Artesanato

19h – Na Batida do Vinil, com DJ Jeff

20h – Gitana Pimentel

22h – Varal de Cabaré

Sábado | 11/10

9h – Turma da Tia Rosita

16h – PP Food Festival

16h – Feira de Artesanato

16h – Grupo Imaginart (Patrulha Canina)

17h30 – Filarmônica Epitácio Pessoa

20h – Quinteto Violado

22h – Show “Campina, a cultura que a gente faz”, com Edra Veras, Diego Sensualizarthy, Welly Pontes, Flávio Riff, Verônica Ryos, Alex Brasil, Clarissa e Micaella, Savanna Aires, Aylton Lenny, Adília Uchôa, Augusto Arruda, Eloisa Olinto, Pepysho Neto, Tony Dumond, Marco, Renatinha Furacão, Diomedes Filho, Stella Alves, Ananias do Acordeon, Júnior Meneses, Lucas Barreto, Nicacia Brasil e Erika Marques.

Domingo | 12/10

8h – Apresentações infantis e distribuição de guloseimas

16h – PP Food Festival

16h – Feira de Artesanato

18h – Ian Sanfoneiro (participação da Junina Arraiá do 40)

🏙️ 

Um olhar sobre a história

Fundada em 1º de dezembro de 1697 e elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864, Campina Grande é hoje um dos mais importantes centros urbanos da Paraíba, com mais de 419 mil habitantes.

Originada de um pequeno sítio que servia como ponto de repouso para tropeiros, Campina cresceu em torno do comércio e das feiras, especialmente a tradicional Feira Central, reconhecida em 2017 como Patrimônio Cultural do Brasil.

A chegada do trem impulsionou o desenvolvimento econômico, especialmente com o comércio do algodão, que rendeu à cidade o título de “Liverpool brasileira”.

Hoje, a Rainha da Borborema segue sendo símbolo de trabalho, cultura e inovação, celebrando 161 anos de uma história marcada pela força de seu povo.

📸 Foto: Rondinelle de Paula / Codecom

Botão Voltar ao topo