Política

Cabo Gilberto liderará comissão do PL para reagir a decisões de Alexandre de Moraes

Deputado paraibano comandará articulações internas no Congresso Nacional em defesa de pautas como a Anistia e o fim do foro privilegiado

O deputado paraibano Cabo Gilberto Silva (PL-PB) foi escolhido para liderar uma das três comissões internas criadas pelo Partido Liberal (PL) com o objetivo de articular reações às recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o portal Metrópoles, a bancada do PL na Câmara dos Deputados se reuniu na última segunda-feira (21/7) para definir estratégias políticas. Uma das comissões será responsável por organizar mobilizações internas no Congresso Nacional e ficará sob a liderança de Cabo Gilberto. A indicação foi feita pelo líder do PL na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Entre as principais pautas defendidas pela comissão estão o Projeto de Anistia para investigados por atos antidemocráticos e a PEC do Fim do Foro Privilegiado, que pretende restringir o benefício a apenas quatro cargos: presidente da República, vice-presidente, e os presidentes da Câmara, Senado e STF.

Atividades suspensas

Apesar da criação das comissões, os trabalhos deverão ser temporariamente suspensos. Isso porque o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou nesta terça-feira (22/7) um ato proibindo a realização de reuniões em comissões até o dia 1º de agosto. A medida congela, na prática, qualquer avanço imediato das comissões criadas pelo PL.

O movimento do partido ocorre após medidas restritivas impostas a Bolsonaro pelo ministro Alexandre de Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de comunicação com o filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no contexto das investigações sobre tentativa de golpe de Estado.

Botão Voltar ao topo