Brasil

Brasil registra 47 casos confirmados de intoxicação por bebida adulterada com metanol, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (20), que o Brasil já contabiliza 104 notificações de intoxicação por bebida adulterada com metanol desde agosto deste ano. Desse total, 47 casos foram confirmados, 57 seguem em investigação e 578 foram descartados.

Até o momento, o país registrou nove mortes em decorrência da contaminação — seis em São Paulo, uma no Paraná e duas em Pernambuco.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de ocorrências, com 38 casos confirmados e 19 em análise, além de 408 notificações descartadas. Outros estados também apresentaram registros confirmados: Pernambuco (3), Paraná (5) e Rio Grande do Sul (1).

Entre os casos ainda em investigação, há notificações em Pernambuco (26), São Paulo (19), Rio de Janeiro (2), Piauí (3), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Paraná (2), Bahia (1), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).

O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico e proibido para uso em bebidas. A ingestão da substância pode causar cegueira, insuficiência renal, coma e morte. O Ministério da Saúde reforça a importância de não consumir bebidas de procedência duvidosa e de comunicar imediatamente às autoridades sanitárias casos suspeitos de adulteração.

Com informações do blog poder360 

Botão Voltar ao topo