Cidades

Bolsonaristas preparam novo ato em João Pessoa com críticas a Lula e Alexandre de Moraes

Deputado Cabo Gilberto convoca manifestação nacional para 3 de agosto; protesto pede impeachment de ministro do STF e reforça apoio a Bolsonaro

O deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB) convocou uma nova mobilização nacional de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcada para o dia 3 de agosto, às 16h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Com o lema “Fora Lula e Moraes – senão o Brasil vai quebrar”, o protesto faz duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação integra um movimento nacional liderado por apoiadores da ala mais radical do bolsonarismo e tem como principal foco o impeachment de Moraes, considerado por eles o símbolo de supostos abusos do Judiciário.

A convocação ocorre em meio ao agravamento da crise política envolvendo Bolsonaro, alvo de medidas judiciais como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições de comunicação. Cabo Gilberto, que comanda uma subcomissão interna do PL para mobilizações, afirma que o objetivo é “dar voz ao Bolsonaro nas ruas”, já que o ex-presidente está proibido de usar redes sociais ou conceder entrevistas.

Além de pedir o afastamento de Moraes, o movimento defende a aprovação de um projeto de anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Cabo Gilberto tem reiterado que Bolsonaro é “um preso político” e reforçado entre seus apoiadores que “desistir não é uma opção”.

Primeira mobilização

No último domingo (20), manifestantes já haviam se reunido na orla de Tambaú, vestindo verde e amarelo e exibindo faixas com os dizeres “Fora Lula”. Na ocasião, Cabo Gilberto classificou o ato como uma “luta pela liberdade” e criticou o que chamou de “ditadura da toga”.

Foto: Magno Oliveira/TV Cabo Branco

Botão Voltar ao topo