Banco Central lança Pix Automático nesta quarta (4); modalidade chega ao público em 16 de junho

O Banco Central (BC) lança nesta quarta-feira (4) o Pix Automático, uma nova função do sistema de pagamentos instantâneos que permitirá a realização de pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, telefone, mensalidades escolares, academias e assinaturas.
A funcionalidade, que promete aposentar o débito automático tradicional, deve entrar em operação a partir de 16 de junho, mas alguns bancos já começaram a liberar o recurso para seus clientes.
Com o Pix Automático, o cliente autoriza o pagamento uma única vez e define regras como valor máximo de cada cobrança. Depois disso, os pagamentos são feitos automaticamente — sem a necessidade de aprovar manualmente a cada mês.
🔹 Como funciona?
- A empresa envia uma solicitação de cobrança recorrente.
- O cliente aprova essa cobrança uma vez, via aplicativo do banco.
- Pode definir limites, duração da autorização e se deseja usar crédito.
- O banco agenda os pagamentos e notifica o cliente sempre antes da cobrança.
- Caso o valor mude ou o cliente queira cancelar, pode fazer isso até 23h59 do dia anterior.
🔹 E se não houver saldo na hora do débito?
O sistema fará até três tentativas de cobrança em até sete dias. O cliente será avisado e poderá providenciar os fundos para manter o serviço ativo.
🔹 Quais os riscos?
Especialistas alertam para atenção na hora de autorizar: entenda bem os valores, frequência e regras da cobrança. Para empresas, há desafios de adaptação dos sistemas de cobrança e gestão de cancelamentos.
🔹 E se houver erro?
O cliente pode cancelar autorizações, alterar limites ou bloquear cobranças direto no app. Em caso de erro, a devolução deve ser solicitada à empresa — e, se não houver solução, é possível recorrer ao Banco Central ou ao Procon.
🧾 Diferenças entre Pix Automático e Débito Automático:
Segundo especialistas, o Pix automático não depende de convênios entre empresas e bancos. Ou seja, qualquer empresa poderá usar o sistema, mesmo sem relação com bancos tradicionais. O Pix também opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, com liquidação imediata.
🏦 E os bancos, estão preparados?
A maioria das instituições financeiras prevê a liberação da nova função a partir de 16 de junho, como Nubank, Caixa, Inter, PicPay, PagBank, XP, Safra, Sicoob, BTG, C6 e Stone. Outros, como Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú, já estão em fase de testes ou com liberação parcial para empresas.
A cerimônia de lançamento nesta quarta (4) terá a participação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
📲 A dica para o consumidor é: fique atento às atualizações do seu banco e ative as notificações para acompanhar de perto suas autorizações de cobrança.