Brasil

Associação de Restaurantes dos EUA protesta contra taxação de Trump e destaca importância do Brasil

A Associação Nacional dos Restaurantes dos Estados Unidos manifestou preocupação com a decisão do presidente Donald Trump de taxar em 50% as exportações brasileiras, destacando o papel essencial do Brasil no abastecimento do setor de alimentação fora do lar norte-americano.

Em entrevista ao portal CNN, o vice-presidente de Relações Públicas da entidade, Sean Kennedy, afirmou que o Brasil é um fornecedor estratégico de produtos que não têm produção interna suficiente nos EUA, como café e carne bovina.

“O Brasil é um fornecedor fundamental de itens como café e carne bovina para muitos restaurantes americanos […] Como dissemos desde o início, nossa indústria depende de um fornecimento constante de produtos importados que não podem ser produzidos aqui nos EUA”, disse Kennedy.

A nova tarifa, segundo ele, pode afetar diretamente os custos operacionais dos restaurantes, obrigando o setor a buscar novos fornecedores internacionais, o que inevitavelmente recairá sobre o consumidor final, com aumento de preços.

“Aumentos drásticos de tarifas podem afetar o planejamento do cardápio e os custos dos restaurantes, que buscam novos fornecedores […] Instamos o governo Trump a adotar políticas que garantam acordos de comércio justo”, completou.

Mesmo com a possível redução nas compras vindas do Brasil, Kennedy ressalta que os EUA continuarão dependendo de importações internacionais, já que a produção doméstica é insuficiente para atender a demanda do setor.

A posição da Associação evidencia a importância econômica das exportações brasileiras e reforça a necessidade de diálogo entre os países para evitar impactos negativos nas cadeias de suprimento globais.

Botão Voltar ao topo