Aplicativo desenvolvido na Paraíba auxilia mulheres vítimas de violência

A violência contra a mulher, uma das mais graves violações dos direitos humanos, ganhou uma nova ferramenta de enfrentamento com o aplicativo Woman Power (Mulher, Você Tem Poder), desenvolvido pela professora Layza Deininger, da Afya Paraíba.
O app identifica e classifica os tipos de violência sofridos — física, sexual, psicológica, patrimonial e moral — e, a partir disso, orienta as vítimas para os serviços da rede de apoio, tomando como referência a Lei Maria da Penha.
O projeto, originado da tese de doutorado da pesquisadora, já foi utilizado em 34 Unidades de Saúde da Família (USFs) de João Pessoa, além de feiras de saúde e ações em Cabedelo (PB). “Por meio dele, é possível avaliar se o risco é baixo, médio ou alto e direcionar a vítima para o atendimento adequado”, explicou Layza.
Segundo o diretor da instituição, professor Sérgio Ricardo, o trabalho representa um avanço no combate à violência. “É um orgulho ver sair daqui um produto que vai auxiliar tantas mulheres e melhorar um cenário ainda tão delicado”, afirmou.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e também possui versão web. Além de apoiar vítimas, os dados coletados podem subsidiar políticas públicas e ações de saúde voltadas ao enfrentamento da violência.