Aos 74 anos, estudante de Rádio e TV da UFPB inspira no Dia do Estudante
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/F/Qkf4x8SiSLxHLDyAF4tg/dia-do-estudante.png)
Cursando Rádio e TV aos 74 anos, Fabiano Filho, aluno da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, prova que nunca é tarde para buscar conhecimento. Para ele, estudar é um ato transformador e capaz de mudar vidas. Sua trajetória se torna ainda mais inspiradora nesta segunda-feira (11), data em que se comemora o Dia do Estudante.
“O estudo não tem idade. E hoje, o estudo é tudo na nossa vida. Eu estou com 74 anos, maravilhosamente bem, batendo minha bolinha, dançando… e para mim, isso é tudo”, disse Fabiano, com bom humor.
O desejo de voltar aos estudos surgiu por volta dos 65 anos. Antes, Fabiano trabalhou como vendedor de amendoim e passista de escola de samba. Foi nessa fase que ele decidiu ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluindo o ensino fundamental e médio.
“A partir dos 65 anos, coloquei na minha cabeça procurar um colégio para fazer o EJA. Através do EJA, prestei o Enem em 2024, obtive uma pontuação razoável e estou aqui no curso que mais amo na vida, que é Radialismo”, contou.
O curso reflete sua personalidade comunicativa e extrovertida. Colegas destacam que sua alegria contagia a turma.
“A gente vê a alegria contagiante do seu Fabiano. O interesse dele pela comunicação é muito impactante nas aulas e nas conversas. É inspirador”, disse Tales Gabriel da Silva, colega de classe.
Para os professores, Fabiano é exemplo de dedicação e energia.
“Fabiano não é o mais jovem, mas é um dos mais joviais. Essas características associadas aos jovens — alegria, espontaneidade, o jeito de se jogar pra vida — ele tem todas”, afirmou Victor Braga, docente do curso.
Foto: TV Cabo Branco/Reprodução