Política

Lula busca reaproximação com Hugo Motta para avançar projeto do fim da jornada 6×1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou articulações políticas para reaproximar o Palácio do Planalto do deputado federal Hugo Motta, do Republicanos, em uma tentativa de destravar a tramitação do projeto que propõe o fim da jornada de trabalho no modelo 6×1.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, a movimentação faz parte da estratégia do governo para construir uma agenda com forte apelo popular, capaz de gerar dividendos políticos e eleitorais, tendo como pano de fundo a disputa pela reeleição presidencial.

A avaliação interna do Planalto é de que a proposta relacionada à jornada de trabalho tem grande potencial de mobilização social e pode se tornar uma das principais bandeiras do governo no período pré-eleitoral. Nesse contexto, a relação com Hugo Motta é considerada estratégica, dada a posição de influência do parlamentar na Câmara dos Deputados.

A reportagem aponta ainda que a tendência é de uma aproximação gradual entre Motta e Lula ao longo de 2026. O movimento atenderia a interesses mútuos, já que o deputado busca consolidar sua permanência na presidência da Câmara e ampliar sua projeção política e eleitoral na Paraíba.

Nos bastidores, um dos principais objetivos de Hugo Motta seria obter o apoio direto do presidente Lula à candidatura de seu pai, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que pretende disputar uma das vagas ao Senado. Até o momento, Nabor não aparece bem posicionado nas pesquisas divulgadas, o que reforça a importância de um eventual alinhamento com o governo federal.

Botão Voltar ao topo