Política

Lula nomeia Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública

Jurista, que já ocupou a pasta em 2016, tem bom relacionamento com a ala baiana do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira (13), a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O jurista é próximo de Lula e tem uma boa relação com a ala baiana do governo, incluindo o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo uma nota do Palácio do Planalto, a nomeação será publicada ainda hoje no Diário Oficial da União (DOU).

A nomeação de Wellington marca o fim da especulação sobre a criação de um ministério exclusivo para a segurança pública, com o governo federal descartando essa possibilidade e mantendo a atual estrutura da pasta.

Wellington César Lima e Silva já havia ocupado a função de ministro da Justiça em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff. Na gestão Lula 3, ele foi secretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, um cargo estratégico que o colocava em contato direto com o presidente. Ele deixou a Casa Civil em julho do ano passado, quando foi nomeado para o cargo de advogado-geral da Petrobras.

Sua primeira nomeação como ministro da Justiça em 2016, no entanto, foi barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pois, à época, ele ocupava o cargo de procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Para assumir o cargo, ele precisaria pedir exoneração, o que fez após onze dias, sendo substituído por Eugênio Aragão.

Botão Voltar ao topo