Política

Davi Alcolumbre e Hugo Motta confirmam ausência em solenidade do 8 de janeiro no Palácio do Planalto

Os presidentes do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não irão participar da solenidade em alusão aos ataques de 8 de janeiro de 2023, marcada para esta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto. A informação foi confirmada por diversas fontes de imprensa nesta quarta-feira (7). 

O evento, organizado pela Presidência da República, tem o objetivo de relembrar os atos antidemocráticos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 2023 e de reforçar a importância da defesa da democracia. A cerimônia também deve marcar um momento de discurso institucional contra a violência política e, possivelmente, a formalização do veto presidencial ao chamado PL da Dosimetria — projeto aprovado pelo Congresso que reduziria penas de condenados pelos ataques e que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Segundo a CNN Brasil e reports de outros veículos, Alcolumbre comunicou que estará no Amapá, sua base eleitoral, cumprindo compromissos de trabalho durante o recesso parlamentar, enquanto Hugo Motta alegou compromissos pessoais para justificar sua ausência na solenidade. 

A ausência de ambos ocorre pelo terceiro ano consecutivo em eventos semelhantes, e destaca, segundo analistas, um certo esvaziamento institucional da data no Legislativo, que não planejou cerimônias próprias pela data em 2026. Enquanto isso, o governo federal segue com a organização da cerimônia, que terá a presença de ministros e representantes de movimentos sociais, e destaca a defesa da democracia e da soberania nacional.  

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Geraldo Magela/Agência Senado

Botão Voltar ao topo