Castro e Hugo Motta são homenageados no aniversário da Rota em São Paulo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, seu secretário da Segurança Pública, Victor César, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foram homenageados nesta segunda-feira no aniversário das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, batalhão de elite da Polícia Militar de São Paulo.
A solenidade ocorreu na sede da Rota, na região central de São Paulo, pouco mais de um mês após a operação que deixou 117 mortos nas comunidades da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a ação foi elogiada pelo governador paulista, Tarcísio de Freitas, e pelo então secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, ambos presentes na cerimônia.
O evento marcou o último ato de Derrite como titular da secretaria. Ele retorna agora à Câmara dos Deputados, onde deve se preparar para disputar uma vaga no Senado nas eleições de 2026. O secretário executivo Osvaldo Nico Gonçalves assume seu lugar.
A homenagem a Hugo Motta ocorre após o presidente da Câmara ter designado Derrite como relator do projeto de lei Antifacção, contrariando interesses do governo federal. Após revisões, o texto foi aprovado pela Casa.
Também receberam homenagens o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, o ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Oliveira, e o deputado federal Carlos Sampaio, entre outras autoridades.
O retorno de Derrite à Câmara acontece após quase três anos à frente da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Ele deve usar como bandeira eleitoral o combate ao crime organizado, destacando operações conduzidas durante sua gestão e a redução de índices de roubos. A saída ocorre a cinco meses do prazo eleitoral que exige a desincompatibilização para disputa em 2026.

