Política

Após indicação de Messias ao STF, Alcolumbre pauta projeto de aposentadoria especial

Duas horas e quinze minutos depois de Lula oficializar a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou que colocará em votação, na próxima terça-feira (25), o projeto que regulamenta a aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A proposta estava parada desde outubro.

Segundo Alcolumbre, o projeto é uma “prioridade do Parlamento” e beneficia profissionais essenciais do SUS. O custo estimado pelo relator na Câmara, Antonio Brito (PSD-BA), é de R$ 5,5 bilhões até 2030, enquanto estudo da Confederação Nacional de Municípios projeta R$ 21,2 bilhões.

A matéria foi aprovada na Câmara com 446 votos, com resistência apenas do partido Novo. A categoria beneficiada é historicamente ligada ao PT.

A movimentação ocorre após Lula recusar a indicação de Rodrigo Pacheco ao STF — nome apoiado por Alcolumbre, pelo Centrão e por Gilmar Mendes. Alcolumbre tentou convencer o presidente alegando que Messias teria dificuldade para ser aprovado e apresentou um “mapa de votos” com essa avaliação.

Botão Voltar ao topo