Câmara de Campina Grande dá nome de José Cavalcanti Pedrosa à biblioteca do novo Capitólio da Educação

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto do vereador Olimpio Oliveira (Podemos) que denomina José Cavalcanti Pedrosa, histórico livreiro da cidade, como patrono da biblioteca que fará parte do novo complexo cultural e educacional Capitólio da Educação, instalado no antigo Cine Capitólio, atualmente em processo de requalificação.
O autor da proposta destacou a importância de Pedrosa para a formação cultural de Campina Grande, afirmando que ele foi “um dos maiores incentivadores da leitura na cidade”. Olimpio lembrou que, mesmo tendo estudado apenas até o quarto ano primário, José Pedrosa tornou-se figura central na difusão da cultura literária e contribuiu para que Campina Grande se transformasse em polo universitário.
A tradicional Livraria Pedrosa, segundo o vereador, funcionou por seis décadas como ponto de encontro de escritores, intelectuais e estudantes, tendo papel direto na consolidação do ambiente acadêmico local e até colaborado na formação do acervo necessário para a criação da Escola Politécnica.
Para Olimpio Oliveira, nomear a nova biblioteca em homenagem ao livreiro é um gesto de reconhecimento à sua trajetória e ao simbolismo do antigo Edifício do Livro, que marcou gerações. “Com essa aprovação, estamos fazendo um ato histórico de justiça”, afirmou o parlamentar.

