Brasil

Brasil se prepara para observar a “superlua do Castor”, a mais brilhante de 2025

Fenômeno poderá ser visto a partir desta quarta-feira (5) e deve iluminar o céu por até três noites, segundo o Observatório Nacional

A partir desta quarta-feira (5), os brasileiros poderão observar a segunda e mais brilhante superlua de 2025, conhecida como “superlua do Castor”. O fenômeno poderá ser visto a olho nu em todo o país por até três dias, desde que o clima colabore.

A superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu — ponto em que o satélite natural está mais próximo da Terra —, fazendo com que pareça até 14% maior e 30% mais luminosa que o normal.

De acordo com o Observatório Nacional, o melhor momento para apreciar o espetáculo é logo após o pôr do sol. O nascer da lua está previsto para 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife, com pequenas variações regionais.

A astrônoma Josina Nascimento explica que o termo “superlua” é usado popularmente para designar esse alinhamento especial entre a fase cheia e o perigeu, que acentua o brilho e o tamanho aparente do astro.

A próxima e última superlua de 2025 deve ocorrer no dia 4 de dezembro, encerrando o calendário de grandes fenômenos lunares do ano.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Botão Voltar ao topo