Traficante paraibano é preso em megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Damião Barbosa, de 50 anos, era integrante da alta cúpula da facção na Paraíba e estava foragido

O paraibano Damião Barbosa, de 50 anos, foi preso nesta terça-feira (28) durante uma megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A ação resultou em 64 mortos e 81 prisões, segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
De acordo com o delegado paraibano Diego Beltrão, Damião era considerado integrante da alta cúpula do Comando Vermelho na Paraíba e mantinha ligação direta com os principais líderes da facção no estado. Ele estava foragido e havia se refugiado em comunidades cariocas.
A Polícia Civil da Paraíba já monitorava o criminoso por meio de dados de inteligência que indicavam sua presença no Rio. Contra Damião existiam dois mandados de prisão em aberto: um expedido em Sapé, por tráfico e associação para o tráfico, com pena de cinco anos e seis meses de prisão; e outro em João Pessoa, pelos mesmos crimes, além de roubo qualificado, com condenação de 30 anos de reclusão.
Natural da região de Araçagi, no Brejo paraibano, Damião Barbosa exercia forte influência no tráfico local antes de fugir para o Sudeste.

