João Pessoa sediará Congresso Nacional das Academias de Letras de 23 a 26 de outubro

A Academia Paraibana de Letras (APL) vai sediar, entre os dias 23 e 26 de outubro, o Congresso Nacional das Academias de Letras do Brasil, evento que integra as atividades do Fórum Fala.Br — iniciativa que busca representar, unir e fortalecer as entidades literárias do país e seus membros.
Durante o congresso, acontecerá paralelamente a I FLOR (Festa Literária do Extremo Oriental) e uma exposição de charges e caricaturas do cartunista Régis Soares. O tema central do evento será “A importância das academias de letras na formação cultural de sua gente”.
A abertura oficial será no dia 23 (quinta-feira), no Centro Cultural São Francisco, com recepção aos acadêmicos feita pelo escritor Joaquim Falcão, da Academia Brasileira de Letras, e saudação do presidente da APL, Ramalho Leite. Na ocasião, o governador João Azevêdo receberá o título de sócio-benemérito da instituição.
Na sexta-feira (24), o Fórum Fala.Br será oficialmente instalado, seguido de debates sobre o papel das academias de letras, um painel sobre expoentes da literatura paraibana — como José Lins do Rêgo, José Américo de Almeida e Ariano Suassuna — e uma mesa sobre literatura feminina com a historiadora e escritora Mary Del Priore. A programação da tarde contará também com lançamento de livros.
No sábado (25), o destaque será uma palestra sobre o poeta Augusto dos Anjos, ministrada pelo professor Milton Marques Júnior, seguida da jornada “Os Caminhos de Augusto”, no Centro Histórico de João Pessoa. A programação inclui ainda a elaboração da “Carta da Paraíba” e encerrará com um passeio de catamarã ao pôr do sol do Jacaré.
O Congresso Nacional das Academias conta com o patrocínio do Governo da Paraíba e apoio da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), Caixa Econômica Federal, Assembleia Legislativa e Confraria Sol das Letras.